domingo, 1 de maio de 2005

50 anos depois

O Chelsea é campeão inglês meio século depois. Sir Mourinho e seus pupilos conseguiram quebrar o enguiço do clube do sul de Londres, depois de terem arrecadado uma Carling Cup pelo caminho.

Se, na próxima terça-feira o Chelsea levar de vencida o Liverpool na segunda mão das meias-finais da Champions League, tudo indica que este será o ano de glória dos "blues". Istambul ficará a um passo e a conquista de (quase) tudo numa época. Faltaria mesmo só a FA Cup.

Para mim, que tive o prazer de assistir ao futebol praticado em Inglaterra nestes últimos 7 meses, esta conquista não era remotamente previsível no início da época. Um início desinspirado, apesar de ter estrelas para dar e vender (o que vai acontecer no próximo ano... a parte do vender, é claro!). Uma sucessão de jogos ganhos pela margem mínima, sem brilho e sem o espírito de equipa que foi demonstrado pelo Porto de Mourinho. Mas, tal como no Porto, Mourinho transformou um grupo de excelentes jogadores numa equipa entrosada, com imenso talento (Robben, Lampard, Duff, Drogba, Terry, Makelele e os nossos portugueses), capaz de fazer vibrar o público e capaz de se entregar ao jogo quando o adversário teimava em "estacionar o autocarro".

Por tudo isto, a vitória do Chelsea tornou-se a certa altura uma inevitabilidade. Restava saber apenas quando aconteceria. Foi ontem. Para orgulho dos adeptos do Chelsea. E de todos aqueles que gostam de futebol...